O que fazemos?

Recebemos espécies de aves nativas das famílias dos psitacídeos e dos ranfastídeos do arquipélago de Ilhabela para reabilitá-los e devolvê-los à natureza.

As aves passam por avaliação clínica, quarentena e realizam exames, quando necessário. São anilhados e alojados em viveiros especiais. Constatada as boas condições das aves, elas passam para aviários grandes para treinar voo e ganhar musculatura, interagir com pares da mesma espécie, formando os grupos que serão preparados para soltura.

Oferecemos uma alimentação semelhante a que eles vão encontrar na natureza após serem soltos.

Uma vez constatada uma ambientação bem sucedida, efetuamos a soltura e o monitoramento.

O monitoramento consiste na observação, identificação e registro de aves na vizinhança. É realizado de forma intensiva na primeira semana após a soltura e posteriormente de forma regular.

Para cada soltura efetuamos um trabalho de divulgação na vizinhança que é complementado com atividades de educação ambiental.

Todas as nossas ações são documentadas e registradas no sistema SIGAM da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SEMIL), em bancos de dados para elaboração de relatórios e estatísticas.

A ASM Cambaquara não é aberta à visitação pública.